Inicialmente, o paciente precisa entrar em contato com a Clínica Tudo Sobre Dor para conferir a próxima data disponível para marcar uma consulta presencial ou on-line. Comumente, há um tempo de espera devido à alta demanda de pacientes.
Tratamento que utiliza habilidades comunicativas do Fisioterapeuta para identificar possíveis entendimentos inadequados sobre dor que o paciente pode apresentar (ex.: medo de sentir mais dor, medo de movimentar a parte do corpo que dói, etc), e que podem impactar o comportamento do paciente e igualmente a prescrição, prática e adesão dos demais tratamentos não farmacológicos que serão prescritos.
Tratamento que utiliza movimentos específicos, de acordo com a condição de dor crônica do paciente, para o controle da intensidade da dor e redução da incapacidade física.
Tratamento que utiliza o exercício físico (aeróbio, resistido ou ambos) para o controle da intensidade da dor crônica através do fenômeno da Hipoalgesia Induzida pelo Exercício Físico.
Tratamento que contempla diversas técnicas manuais passivas, ativas assistidas ou ativas que podem variar de acordo com o tipo de dor crônica do paciente, para o controle da intensidade da dor e redução da incapacidade física. Mulligan®, Conceito Maitland®, Método McKenzie® e Terapia Manipulativa Ortopédica, Neurodinâmica e Mobilização Neural são exemplos empregues em nossa prática clínica.
A terapia por pressão radial, também conhecida como terapia por ondas de choque radiais, é um tratamento que utiliza ondas acústicas de baixa energia para o controle da intensidade de algumas condições de dores crônicas.
Luz de baixa intensidade capaz de estimular processos celulares e acelerar a recuperação tecidual, quando presente e necessário, da região abordada. Da mesma forma, pode aliviar a intensidade de algumas condições de dores crônicas por uma variedade de mecanismos celulares.
A luz vermelha e infravermelha dos LEDs estimulam as células e podem reduzir, quando presente, a inflamação, bem como aliviar a intensidade de algumas condições de dores crônicas por uma série de mecanismos celulares, e acelerar a cicatrização quando houver dano ao tecido.
Por meio de eletrodos em contato com a pele, esse tratamento utiliza impulsos elétricos de baixa e alta frequência que pode ser prescrito para diversas condições de dor (primárias e secundárias) objetivando a redução da intensidade da dor.
Técnica que utiliza uma agulha não biselada final e flexível (como as de acupuntura), individualizada e esterilizada, sem a utilização de medicamentos, para atingir pontos-gatilhos musculares (“pontos de tensão muscular”), visando o alívio da intensidade da dor de algumas dores crônicas.
A NMP® é um tratamento que utiliza uma agulha não biselada final e flexível (como as de acupuntura), individualizada e esterilizada, sem a utilização de medicamentos. Essa agulha será ecoguiada, de forma precisa, com o aparelho de ultrassografia até o local possivelmente relacionado com a dor crônica do paciente. Através da agulha, variadas correntes elétricas podem ser transmitidas até o tecido alvo visando a neuromodulação e controle da intensidade de algumas dores crônicas e redução da incapacidade física.
A EPTE® é um tratamento que utiliza uma agulha não biselada final e flexível (como as de acupuntura), individualizada e esterilizada, sem a utilização de medicamentos. Essa agulha será ecoguiada, de forma precisa, com o aparelho de ultrassografia até o tendão ou local possivelmente relacionado com a dor crônica do paciente. Através da agulha uma corrente galvânica será empregue no tecido alvo visando a neuromodulação e controle da intensidade de algumas dores crônicas e redução da incapacidade física.
É um tratamento de neuromodulação não invasiva e não-farmacológico que usa corrente elétrica de baixa intensidade para modular a excitabilidade cortical, ou seja, a atividade neuronal no córtex cerebral. Esse tratamento é ofertado através de eletrodos colocados na cabeça, que enviam sinais elétricos para o cérebro, alterando o potencial de repouso das membranas neuronais visando o controle da intensidade de algumas dores crônicas e redução da incapacidade física.
Higiene do sono, gerenciamento do estresse, alimentação saudável, tornar-se ativo e dosar o nível de atividade física, dentre outros.