Inicialmente, o paciente precisa entrar em contato com a Clínica Tudo Sobre Dor para conferir a próxima data disponível para marcar uma consulta presencial ou on-line. Comumente, há um tempo de espera devido à alta demanda de pacientes.
Após a marcação, independentemente da modalidade (presencial ou on-line), é solicitado ao paciente diversas informações sobre o seu caso para auxiliar no melhor entendimento, visando um diagnóstico e tratamento da dor mais precisos.
As informações precisam ser enviadas obrigatoriamente com 24 horas de antecedência à consulta inicial.
A consulta inicial presencial ocorre na Clínica Tudo Sobre Dor (Palhoça, Grande Florianópolis, SC).
No caso da consulta on-line, o paciente pode optar por realizá-la via WhatsApp ou solicitar um link específico (Zoom).
As consultas iniciais têm duração média de 120 minutos (2 horas). As demais consultas têm duração média de 90 minutos.
Ao término das consultas, o paciente receberá uma série de questionários para responder. Essas ferramentas auxiliarão o diagnóstico e o tratamento da dor de forma mais precisa.
Após o envio dos questionários, o paciente receberá seu plano de tratamento não-farmacológico inicial.
Os planos visam o auto manejo da dor, ensinando o paciente a realizar as abordagens sozinho.
Nos casos em que há a necessidade de tratamentos passivos, em outras palavras, tratamentos realizados pelo Fisioterapeuta, o paciente é encaminhado para os demais serviços da Clínica Tudo Sobre Dor (quando presencial) ou para um colega da saúde parceiro na cidade em que o paciente reside (quando teleconsulta).
Os intervalos entre as consultas variam de acordo com cada caso clínico de dor crônica. Esse dado é obtido apenas após a consulta inicial. Para mais, em média, frequentemente os pacientes necessitam de poucas consultas (menos de 8). Esse dado também é obtido apenas após a consulta inicial e de acordo com a evolução do caso ao longo do tempo.
Por fim, cabe relembrar que todos os tratamentos não-farmacológicos ofertados na Clínica Tudo Sobre Dor são baseados em evidência científicas.
Serviços de segunda opinião permite ao paciente com dor obter a avaliação de outro profissional da saúde, em nosso caso, um Fisioterapeuta com área de atuação em dor, para esclarecer dúvidas ou confirmar o diagnóstico e tratamento proposto previamente por outro profissional da saúde. Essa prática visa garantir que o paciente tenha acesso a uma segunda opinião para que possa tomar decisões mais adequadas sobre a sua condição de dor.